.
Quero o direito de estar gorda! De entrar em uma churrascaria e comer sem que as pessoas fiquem me observando. Porque as pessoas sempre observam nossos pratos, mas conheço muito magro que come muito mais do que eu.
Quero o direito de frequentar clubes, piscinas e praias sem que as pessoas achem um absurdo eu estar com aquele maiô que expõe minhas celulites e meus fartos seios! Quero o direito de entrar em uma academia e ninguém ficar me olhando torto, porque eu também tenho o direito de exercitar o meu corpo. Aliás, penso que até mais do que quem me olha. Quero o direito de me acabar em uma pista de dança sem que as pessoas me critiquem.
Quero usar a roupa que me convier, sem que meçam a mim da cabeça aos pés. Quero poder me maquiar e me arrumar, sem receio de parecer ridícula. A sensação que tenho é que gordos não podem se arrumar, parece que estamos afrontando aos que acreditam estar dentro de uma beleza perfeita.
Quero o direito de comer uma barra de chocolate sem que seja censurada por isso. Quero poder dizer não à salada quando eu quiser comer massa. E quero poder dizer sim à Coca Light porque simplesmente eu prefiro, e não porque é menos engordativa.
Quero poder escolher minhas lingeries sexy nas araras das lojas, mas quero também poder usar aquela calcinha enorme de algodão que me deixa com ar de menina travessa combinada com aquele camisetão, um rabo de cavalo, pantufas e bons filmes na TV!
Quero o direito de me empolgar com o gato da rua de cima de casa sem que as pessoas achem que ele jamais iria me querer porque estou gorda. Quero o direito de acreditar que posso ser excelente profissional, mulher, amiga, mãe, independente de estar gorda ou não!
Quero que as pessoas entendam que o que tenho aqui dentro é muito maior do que eles enxergam do lado de fora e, por isso, quero o direito de me achar linda, poderosa, e muito gostosa ao olhar no espelho. Quero o direito de ser eu mesma, com meus sonhos e desejos, alguns gordos e outros magros, nesse mundo onde as pessoas estão tão parecidas, tão sem gostos próprios, tão massificadas, tão "Maria vai com as outras". Quero o direito de ser e de fazer diferente, mesmo que isso incomode!
* Keka Demétrio é cristã, mãe, publicitária, professora universitária e escritora. É tida como porta-voz de muitas mulheres do universo Plus Size, compartilhando e aprendendo com elas muitas vivências por meio de colunas na Internet e dos vários eventos em que participa por todo o país. Fanpage: http://www.facebook.com/KekaDemetrio